Orador: Walter Rossa, Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra
Data: Quarta-feira, 20 de novembro de 2024
Horário: 18h00 - 19h00
Preço: Entrada livre, sem necessidade de inscrição prévia
Organização: Em parceria com o Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra e a Cervejaria Praxis
Cooperação em Património para o Desenvolvimento: reflexão acerca de algumas experiências
Resumo:
Tal como desenvolvimento sustentável, cooperação para o desenvolvimento é um dos refrões nas orações das organizações internacionais, das cimeiras de alto nível, na diplomacia. É algo aparentemente moderno, inovador, disruptivo com relações diretas com os conceitos-ação soft-power e cultural diplomacy.
É, contudo, algo emanado do que já foram países do 1.º mundo ou desenvolvidos, hoje identificados como o Norte por oposição aos do Sul (Global), versão atualizada-suavizada das classificações Em vias de Desenvolvimento e, pior, 3.º Mundo.
Com base em algumas experiências tidas em alguns desses países, tenho cada vez mais dúvidas do que certezas sobre o que tudo isso significa para os destinatários dessas boas intenções.
Biografia:
Walter Rossa (Caracas, 1962) é um arquiteto português (1985), mestre em História da Arte (1991), doutorado e agregado em Arquitetura (2001 e 2013). É professor catedrático do Departamento de Arquitetura e investigador no Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra.
Na UC cocoordena o curso de doutoramento Patrimónios de Influência Portuguesa (2010); é titular da Cátedra UNESCO em Diálogo Intercultural em Patrimónios de Influência Portuguesa (2019); e leciona unidades curriculares sobre património cultural, planeamento urbano e regional, desenho urbano, história do urbanismo e investigação em arquitetura. Foi professor visitante em várias universidades nacionais e estrangeiras, orientou 80 provas académicas, das quais 15 de doutoramento. É cotitular da Cátedra Cunha Rivara na Universidade de Goa e é Expert Member do CIVVIH, International Committee on Historic Towns and Villages, do ICOMOS.
Além de sua atividade anterior como arquiteto e urbanista, investiga em teoria e história da arquitetura e do urbanismo, especialmente sobre o planeamento urbano, a paisagem e o património cultural do antigo universo colonial ibérico. Editou, foi autor e coautor de publicações em português, inglês, espanhol, italiano e francês.
A partir da Cátedra UNESCO, que coordena, tem-se dedicado nos últimos anos a investigar a cooperação e a relação operativa entre património, história, planeamento e desenvolvimento, estabelecendo interações entre sua atividade académica e as ações de cooperação para o desenvolvimento. O que o levou a desenvolver os conceitos de desenho da história, hiper-design e o trio de análise urbanística estrutura, forma e imagem.