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Dependência Sem Substância

Projeto

A presença de ecrãs na vida de crianças e jovens tem crescido de forma surpreendente, acompanhando a evolução das tecnologias digitais e as oportunidades que as mesmas oferecem nos diferentes domínios da vida quotidiana.

Independentemente das potenciais vantagens associadas à omnipresença dos media digitais, a verdade é que os dados relativamente aos tempos de uso constituem, em si mesmo, razão suficiente para que nos interroguemos sobre a relação que as crianças e os jovens estabelecem com os ecrãs e, em particular, com os dispositivos móveis como os smartphones, e sobre o impacto dessa relação no seu desenvolvimento e bem-estar.

 

Esta situação tem gerado preocupações por parte de pais, educadores, professores, diretores escolares ou profissionais de saúde, e tem vindo a assumir-se como uma problemática crescente na sociedade atual. Estas preocupações adquirem especial relevância quando se trata da infância, dada a especificidade da mesma e a sua importância em termos de desenvolvimento cognitivo, socioemocional, moral e físico.


O projeto Dependência sem Substância: um problema do séc. XXI, que procura responder a este problema social, está direcionado para crianças e jovens entre os 6 e os 14 anos que manifestem sinais de vulnerabilidade perante uma utilização problemática dos meios digitais.

 

Através de um conjunto articulado de atividades presenciais, este projeto intervém em domínios como o desenvolvimento do espírito crítico e da criatividade, capacitando as crianças e jovens para a tomada de decisão consciente e autónoma relativamente à utilização dos meios digitais, proporcionando, assim, alternativas igualmente atrativas e que lhes permitam ganhar o gosto por outras atividades, valorizando as dimensões pessoais e sociais.

 

Apresentação do projeto Dependência sem Substância

O UC Exploratório e a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra apresentam o projeto Dependência sem substância: um problema do séc. XXI, aprovado no âmbito do programa Parcerias para a Inovação Social, iniciativa Portugal Inovação Social 2030, na quinta-feira, 28 de novembro, às 15h00.

Na sessão estarão presentes representantes dos investidores sociais envolvidos no projeto: Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC), Banco BPI Fundação "la Caixa" e União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas.

No âmbito do Dia Internacional da Cidade Educadora 2024, a 30 de novembro, sábado, das 15h00 às 16h30, o UC Exploratório promove uma sessão em que o projeto Dependência sem substância será apresentado a pais e encarregados de educação, enquanto as crianças e jovens vão ser desafiados a participar em atividades de exploração e descoberta, numa atividade gratuita, mas com inscrição obrigatória aqui.

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